CF OTTO ALVES DE CARVALHO

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22753-053 | ☎ Telefone: (21) 3415-5020
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Monique Silva da Silva Pinheiro | CNES 2288370 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta

Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta














Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro. Foi nesse clima que os profissionais e usuários da CF Otto Alves de Carvalho se uniram contra o cigarro, já que hoje, dia 31/05, é o Dia Mundial Sem Tabaco.

Para quem não sabe basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos

As pontas de cigarros o levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando  peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las. Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

Prestando assessoria

Prestando assessoria

Luiza Reis, Cláudia Cordeiro e Guida Beliago

Quem visitou a CF Otto Alves de Carvalho foram as assessoras da CAP 4.0, NESF/DAPS, Luiza Reis, Cláudia Cordeiro e Guida Beliago. O motivo da visita foi se reunir com as equipes e prestar assessoria sobre os documentos da SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica). Todas as equipes estão tendo a oportunidade de tirar dúvidas sobre o preenchimento correto do SSA2 e do PMA2, além de outras dúvidas frequentes.

7 dicas fundamentais para ter dentes saudáveis

7 dicas fundamentais para ter dentes saudáveis



O seu sorriso é seu cartão de visitas, portanto dentes mal cuidados afetam o visual, podem deixar a pessoa com vergonha de sorrir, causam mau hálito e acabam comprometendo muito os relacionamentos pessoais. Isto sem falar que a saúde bucal muitas vezes reflete a saúde geral, portanto, você não estará saudável se não tiver boa saúde bucal.

“Os dentes, gengivas e língua precisam estar sempre limpos, evitando assim o fornecimento de ‘matéria-prima’ para as bactérias presentes na boca. Isto pode ser conseguido através de hábitos diários como dieta balanceada e cuidados com higiene bucal.” aconselha Dra. Vivian Farfel (CRO-SP 59.111), especialista em Odontopediatria e em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).

Dra. Vivian Farfel apresenta sete dicas rápidas para manter a saúde e a beleza dos dentes.

1- A escova dental é a “atriz principal” deste filme e deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo.

2- A escovação deve ser feita idealmente três vezes ao dia, porém diante de impossibilidades, deve se caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.

3- O fio dental ao lado da escova também é o “ator principal” indispensável a saúde bucal, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passa-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna. Se caso a gengiva sangrar, não pare, persista, pois após três dias a inflamação diminuirá e o sangramento não mais ocorrerá.

4-  Como “atores coadjuvantes” na limpeza, têm-se a pasta de dente e os enxaguatórios, mais popularmente conhecidos como bochechos. Ambos oferecem sensação de frescor, hálito puro, porém não substituem de maneira alguma a escovação mecânica. A pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes. Esqueça da onda de pasta da propaganda, a quantidade certa está mais para um grão de areia. Lembre-se sempre: quem escova, como o próprio nome diz, é a escova. Em caso de dúvida sobre pasta ou enxaguatório pergunte ao seu dentista.

5-  A dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açúcares, alimentos ácidos, refrigerantes e guloseimas devem ser ingeridos com moderação. Sabe-se que idealmente deve-se escovar os dentes após cada refeição. Porém, o que se pode fazer, no dia-a-dia, quando não se consegue escovar os dentes seja por falta de tempo, oportunidade ou lugar?

6- Os doces, de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos aos dentes.

7- Além disso, existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, côco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre os dentes e as bacterias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.

Fonte: Mundo Melhor/Reprodução

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Parabéns para Maria Esther!

Parabéns para Maria Esther!


Hoje é dia de mais uma primavera para a oficial de farmácia Maria Esther. Ela que trabalhou durante todo o dia recebeu a visita da mãe ao final do expediente na nossa clínica. Esther, a CF Otto Alves de Carvalho deseja muitas felicidades para você. Parabéns!

Informações sobre o SIAB

Informações sobre o SIAB



Aconteceu ontem (29) nas dependências da nossa clínica, a reunião de equipe da Jangada. Sob a batuta da enfermeira Fabiana Jacarandá, a reunião contou com a participação da odontóloga Luiza Reis, da CAP 4.0, que orientou todos os integrantes da equipe sobre os documentos do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica). Todos aproveitaram a ocasião para tirar duvidas sobre o preenchimento correto do SSA2 e o PMA2, além de outras dúvidas frequentes. Segundo a equipe, a reunião foi bastante produtiva.  

5 minutos de fama!

5 minutos de fama!


Aqui você confere um flagra dos famosos “5 minutos de fama” da nossa técnica de enfermagem Noélia Rodrigues. Ela não se aguentava de felicidade de estar sendo filmada por uma famosa emissora de TV. Como diz a famosa frase de Andy Warhol: “No futuro toda a gente será famosa durante quinze minutos.”, Noélia teve ao menos alguns segundinhos...!!!

Hábitos saudáveis na Academia Carioca da Saúde

Hábitos saudáveis na Academia Carioca da Saúde







Estão a todo vapor as aulas na Academia Carioca da Saúde nas dependências da CF Otto Alves de Carvalho. Segundo o educador físico Renato Nascimento, os alunos estão empolgadíssimos com as atividades realizadas. “Eles são bastante assíduos e regulares com os horários, e isso só mostra que os alunos estão atentos a ter hábitos mais saudáveis. Eles querem sair literalmente do sedentarismo.” afirmou Renato.

Vale lembrar que a Academia Carioca da Saúde atende prioritariamente obesos, hipertensos, diabéticos e o público da 3ª idade (todos com indicação médica).

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cesarianas aumentam risco de obesidade infantil

Cesarianas aumentam risco de obesidade infantil


Crianças nascidas por cesarianas têm duas vezes mais risco de desenvolver obesidade aos três anos de idade do que aquelas que nasceram de parto normal. A conclusão é de estudo realizado no Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos, e vem reforçar estudos anteriores que mostraram os benefícios do parto normal sobre o controle do peso.

A equipe do Boston Children’s Hospital acredita que a cesariana possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo da criança, modificando a forma como o alimento é digerido. De acordo com os pesquisadores, podem existir diferenças entre a composição dessa flora nas crianças nascidas de parto normal ou de parto cesário. Pesquisas anteriores mostram que a cesária aumenta a ocorrência de alergias nas crianças.

O estudo atual envolveu crianças que tiveram seu peso e tamanho medidos ao nascer e aos três anos de idade. Destes, 25% haviam nascido de parto cesário e o restante de parto normal.

Os resultados mostraram que as mulheres que fizeram cesárias tinham peso mais elevado do que aquelas que passaram por parto normal, o que influenciava na tendência a obesidade de seus bebês. As crianças nascidas de parto normal apresentam índice de obesidade maior do que os de parto normal.

Outra pesquisa, realizada no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP), mostrou que adultos com 25 anos de idade que nasceram de parto cesariano têm 58% mais chances de se tornarem obesos do que os de parto normal.

Fonte: Diário da Saúde/Reprodução

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atividades ao ar livre podem prevenir miopia em crianças

Atividades ao ar livre podem prevenir miopia em crianças


Nem fatores genéticos, nem o aumento de atividades como a leitura e a escrita deveriam ser responsabilizados, sugerem os autores da pesquisa, mas apenas a falta de exposição ao sol.

Trocar atividades ao ar livre por estudos e brincadeiras em ambientes fechados pode explicar porque nove entre dez jovens prestes a deixar a escola nas grandes cidades da Ásia são míopes, afirmam os autores de um estudo.

Acredita-se que a exposição aos raios solares estimule a produção de dopamina, substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular. “Está bem claro que é a luz brilhante que estimula a libertação de dopamina que previne a miopia”, explicou Ian Morgan, da Universidade Nacional Australiana, a respeito das descobertas publicadas na revista médica The Lancet.

É preciso encontrar meios de fazer com que as crianças passem mais tempo expostas à luz do sol, sem comprometer as suas atividades escolares, explicou.

Fonte: Portal da Educação Física/Reprodução

Agradecimento!

Agradecimento!




Esta semana uma pessoa nos procurou em busca de atendimento para o pai dela. Durante a consulta foi verificado que além de uma série de exames que teriam que ser feitos, o paciente precisaria de uma internação. A nossa equipe se mobilizou e conseguiu a internação no mesmo dia, tranquilizando não só a filha, como todos os familiares. Fizemos o papel de uma equipe empenhada na saúde dos nossos pacientes.

No dia seguinte fomos surpreendidos pela mesma mulher, com um semblante de aliviada e agradecimento nos presenteando com um arranjo de flores e um lindo cartão de agradecimento que emocionou a todos da equipe. Nesse momento ficamos nos sentindo com o dever de missão cumprida e com a sensação maravilhosa de poder ajudar o próximo.

Parabéns para Ivo Silva

Parabéns para Ivo Silva


Hoje é dia de parabenizar o ACS Ivo Silva. Ele, que além de ser um ótimo profissional, é integrante da equipe Jangada e deverá comemorar a data festiva junto da família. Ivo, nós que fazemos a CF Otto Alves de Carvalho desejamos muitas felicidades para ti. Parabéns!

domingo, 27 de maio de 2012

Festa para Marcelo Brito

Festa para Marcelo Brito


Hoje é dia de parabenizar o agente administrativo Marcelo Brito. Ele está aproveitando a data festiva em pleno domingo, para comemorar junto com a família. Marcelo, a CF Otto Alves de Carvalho deseja todas as felicidades para você. Parabéns!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sucesso no grupo da Caatinga!

Sucesso no grupo da Caatinga!










Foi um verdadeiro sucesso o grupo de hipertensão e diabetes organizado pela equipe Caatinga da CF Otto Alves de Carvalho. O grupo foi realizado no auditório da escola CAIC Euclides da Cunha, localizada na nossa comunidade de Rio das Pedras e as palestras ministradas pela médica da família Drª. Ana Ramon e pela enfermeira Talita Monteiro.

Todos da equipe ficaram extremamente satisfeitos com a participação dos usuários, já que 75 pessoas, entre homens e mulheres, com faixa etária de 25 a 85 anos estiveram presentes na ação que teve os seguintes temas abordados: O que é hipertensão?; Importância do tratamento; Alimentação saudável e a Importância da atividade física.

Esse sucesso da adesão das pessoas só foi possível porque os seis agentes da equipe: Gerre, Leidimar, José Carlos, Denizandra, Eva e Josilene desempenharam um ótimo trabalho de educação em saúde durante as visitas domiciliares. Parabéns a equipe Caatinga!

Agentes da CF Otto Alves de Carvalho participam do NUDEC

Agentes da CF Otto Alves de Carvalho participam do NUDEC









Está acontecendo nas dependências da CF Otto Alves de Carvalho o curso do NUDEC. Para quem não sabe o NUDEC, é o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, que tem por objetivo promover a interação entre os órgãos do governo municipal, organizações não governamentais e a comunidade para a redução dos riscos de desastres, pela aplicação de medidas preventivas e de preparação comunitária para a primeira resposta às emergências.

Nossos agentes comunitários de saúde (ACS’s) receberam instruções sobre o projeto NUDEC, noções de defesa civil e educação ambiental nesta primeira fase do curso. Eles foram orientados pelos profissionais da Defesa Civil que ressaltaram a importância de ações de prevenção e preparação dos moradores das comunidades. Também foi solicitado que comecem a identificar os principais pontos de vulnerabilidade ou de risco (PV) na comunidade, como também, possíveis pontos de apoio (PA) que poderão servir de abrigos provisórios ou de segurança, na ocorrência de chuvas fortes.

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho


O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.

O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230. No entanto, se não mantermos altas coberturas vacinais, esses números poderão voltar a se elevar neste ano.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, descarta mitos de que a vacina possa ter efeitos nocivos. “Ela é segura. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. O secretário explicou ainda que é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”, observou.

PARCIAL – Até o momento, a melhor adesão à campanha é entre as crianças, com o percentual de cobertura de 59,4%. Em números, significa que quase 2,6 milhões de crianças, entre seis meses e menores de dois anos, já foram protegidas contra a gripe, de um total de 4,3 milhões.

Na sequência, 1,3 milhão de trabalhadores de saúde já receberam a vacina, o que corresponde a taxa de 54,3% do total de quase 2,5 milhões profissionais. Mais de 10,7 milhões de idosos também já se vacinaram contra a gripe. A cobertura neste público é de 52%, do total de quase 20,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes respondem pelo percentual de cobertura de 47,5%, o que representa pouco mais de um milhão de futuras mães vacinadas, de um total de 2,1 milhões. É importante relembrar que as gestantes podem tomar a vacina, independentemente do período da gestação, não oferecendo nenhum risco para ela ou para o seu bebê. A população indígena alcançou 40,4% de cobertura, perante o total de 586,6 mil índios.

A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.

PROTEÇÃO - Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.

BALANÇO PARCIAL DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


GRUPO
CRIANÇAS
TRABALHADORES
DA SAÚDE
GESTANTES
INDÍGENAS
IDOSOS
População
4.321.549
2.485.843
2.160.706
586.621
20.590.599
Doses
2.565.825
1.349.588
1.025.810
237.155
10.704.780
Cobertura
59,37%
54,29%
47,48%
40,43%
51,99%

Fonte: Blog da Saúde/Reprodução

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,214,729 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
41.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.