segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Foi realizado no dia 03/08 um grupo de saúde bucal da equipe Mandacaru, voltado para pacientes diabéticos e hipertensos. O objetivo do grupo foi orientar aos diabéticos a terem um cuidado maior com sua saúde bucal, já que a diabetes pode afetar muitas partes do nosso corpo, incluindo nossos dentes e gengivas. Ter uma infecção nas gengivas pode afetar o nível de açúcar no sangue. Portanto quando temos uma boa higiene oral, temos o controle da nossa diabete. Na ocasião foi realizada técnica de escovação e foram distribuídos kits odontológicos.
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Calcule seu IMC
Você sabe o que é IMC?
IMC é a sigla de índice de massa corporal.
Por meio do cálculo do IMC é possível saber se você está com o peso normal, acima ou abaixo do recomendado para a sua altura.
Clique no link abaixo e calcule o seu:
Fonte: IG Saúde
De olho na diabetes!
Foi realizado na CF Otto Alves de Carvalho um grupo de diabéticos sob o comando da equipe Mandacaru. A Drª. Eliane Cabral e a enfermeira Gimaela Costa orientaram as pessoas, realizaram o monitoramento da glicemia, entre outras informações. Os profissionais ressaltaram que o objetivo do grupo basicamente é propiciar aos pacientes e seus familiares conhecimentos necessários para evitar possíveis complicações.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Mais visitas na CF Otto Alves de Carvalho
A equipe da OTICS Barra acompanhou na tarde do dia 01/08 a visita dos seminaristas participantes do VI Seminário Internacional de Atenção Básica, na nossa clínica. Na ocasião, nosso gerente técnico Wimerson Domingues, juntamente com o Chefe de Gabinete da SUBPAV - Rafael Sampaio, apresentaram a Clínica da Família aos visitantes que puderam observar encantados toda estrutura em funcionamento. Vejam as imagens abaixo.
Fotos: OTICS Barra/Reprodução
Curiosidades: O que você vai comer no futuro?
Você imagina almoçar insetos, algas e carnes desenvolvidas em laboratório à base de plantas?
Estranho é, mas na verdade, esta “comida do futuro” pode ser a solução para alimentar tanta gente que vai existir no mundo daqui a alguns anos. Segundo especialistas, além da população crescer assustadoramente, o preço dos alimentos vai praticamente dobrar em sete anos, sem falar da limitação dos recursos naturais.
Aquele churrasco no final de semana será artigo de luxo! A preocupação é que a comida seja ao mesmo tempo saudável para o ser humano e que não exija tanto da natureza. Insetos oferecem valores nutricionais tanto como carne de mamíferos. Mais de 1,4 mil espécies poderiam ser consumidas pelo homem e até na forma de salsichas ou hambúrgueres. Vai um dog de besouro?
O hambúrguer sintético, feito com carne vegetal, está um passo a frente e já está em testes por uma equipe de cientistas da Alemanha, Áustria e Holanda. Eles dizem que tem sabor e textura semelhantes à da carne verdadeira e que pode trazer inúmeros benefícios ao meio ambiente, sem falar que pode ser manipulada para ter níveis mais saudáveis de gordura e nutrientes.
Fonte: Portal da Educação Física
NASF visita CF Otto Alves de Carvalho
No decorrer desta semana todas as equipes receberam a visita do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), durante as suas reuniões.
Para quem não conhece NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das equipes de Saúde da Família, bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. O NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas um apoio às equipes de saúde da família.
NASF visita reunião da equipe Lampião
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Participantes do VI Seminário Internacional de Atenção Básica visitam a CF Otto Alves de Carvalho
A Clínica de Família Otto Alves de Carvalho recebeu ontem à tarde alguns participantes do VI Seminário Internacional de Atenção Básica, realizado no Windsor Barra Hotel, entre os dias 29/07 a 01/08. Na oportunidade gestores e administradores de sistema e serviços de saúde, pesquisadores e representantes de agências de cooperação internacional conheceram a nossa clínica e puderam observar a estrutura em funcionamento.
O VI Seminário Internacional de Atenção Básica tem como tema “Atenção Básica: Universalização com Qualidade”. O objetivo é proporcionar o debate para construção de ações de melhoria da qualidade da atenção básica, desenvolvendo padrões de qualidade comparável internacionalmente e nacional de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde e a construção de Redes de Atenção a Saúde.
Higiene íntima feminina: como fazer
Higiene íntima feminina é um assunto delicado, mas sério. Nem todas as mulheres, porém, sabem como fazer isso corretamente. Há dúvidas sobre qual tipo de sabonete usar, como secar a região e até sobre se, na hora de dormir, deve-se deixar de lado a calcinha ou não.
Além de reduzir a ocorrência de odores desagradáveis, a higiene íntima adequada previne corrimentos, lesões vaginais e na vulva, além de doenças mais graves. Deixando a vergonha de lado, a mulher deve sim, buscar informações sobre como fazer a própria higiene íntima. E deve passar isso adiante, ensinando às próprias filhas como fazê-lo.
Pensando nisso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) elaborou um guia de condutas sobre a higiene íntima das mulheres, preparado após a revisão de cerca de 120 artigos científicos. Segundo a entidade, o ginecologista é sempre a melhor pessoa para responder a qualquer dúvida sobre esta questão.
A ginecologista Rosa Maria Neme, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, ensina: a mulher deve, no banho, aplicar uma quantidade pequena de sabonete íntimo na vulva, esfregar bem e depois enxaguar bastante. Para secar a região, basta usar uma toalha comum, seca e limpa.
“Se possível, é recomendável secar os pelos pubianos com secador de cabelos. Isso diminui a umidade na base do pelo”, recomenda a ginecologista.
Novidade dos últimos anos, os sabonetes íntimos geram dúvidas sobre qual tipo é o melhor e se devem realmente ser utilizados. Rosa Maria explica que, sim, o sabonete íntimo é indicado. Ele tem em sua formulação o ácido lático, que melhora o pH vaginal, fazendo com que a vagina se torne um ambiente inóspito para bactérias e outros agentes prejudiciais à saúde.
Mas limpeza deve vir acompanhada de outros cuidados. Roupas apertadas aumentam o calor e a umidade no local, o que pode favorecer ocorrências de infecções vaginais ocasionadas por fungos e bactérias. Uma das consequências é a candidíase, doença causada pelo fungo Candida albicans.
A ginecologista Viviane Monteiro indica as melhores roupas para evitar doenças: “O ideal é usar roupas mais largas, preferir calcinhas de algodão e evitar roupas sintéticas e roupas de ginástica fora do período de atividade física”. Dormir sem calcinha é outra atitude que ajuda a evitar problemas na região, diz a especialista.
Os cuidados com a região íntima feminina valem também para as idosas. Nesse momento, é ainda mais indicado procurar a ajuda de um médico para receber orientações.
“As recomendações para idosas são as mesmas, mas elas precisam de uma avaliação e orientação individualizada, pois a mudança do PH vaginal pode influenciar no aparecimento de infecções oportunistas na terceira idade”, diz Viviane.
Veja as dicas do Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina da Febrasgo:
- Ao escolher o sabonete íntimo, prefira os hipoalergênicos. Eles são mais apropriados para a higiene íntima, porque foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de alergias
- Sempre seque bem a região após o banho. Isso evita a proliferação de bactérias, fungos e vírus
- Use roupa íntima de algodão. Elas favorecem a ventilação da área
- Durante o período menstrual, faça a higiene do local com mais frequência
- Após lavar, enxague bem as roupas íntimas para retirar os resíduos químicos do sabão em pó e do amaciante
- Durma sem calcinha ou use roupas largas para dormir. Isso aumenta a ventilação da região genital.
Fonte: IG Saúde/Reprodução
Por dentro de tudo!
Os ACS’s Jéssica, Suênia, Ingrid, Juliana, Talita e Cleberson se juntaram e puseram em prática uma ideia super criativa e do bem. Trata-se do Grupo para Adolescentes com o objetivo de informar, promover a saúde e tirar dúvidas frequentes em jovens na faixa etária dos 12 aos 18 anos (público alvo do grupo). Na ocasião os ACS’s conversaram sobre o corpo humano e seu desenvolvimento em geral. O ponto alto do grupo foi quando os participantes puseram sua dúvidas numa caixinha, onde realizaram suas perguntas sem precisar se identificar ou ficar envergonhado dos amigos.