CF OTTO ALVES DE CARVALHO

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22753-053 | ☎ Telefone: (21) 3415-5020
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Monique Silva da Silva Pinheiro | CNES 2288370 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE DO HOMEM


Internacionalmente no dia 19 de novembro comemora-se o dia Mundial do homem. Assim como o setembro ouro, o outubro rosa, o novembro azul, constitui no mês direcionado à saúde do homem. Na CFOAC - CF Otto Alves de Carvalho, a data foi comemorada com distribuição de panfletos explicativos, vídeos direcionados ao Câncer de Próstata, visualizados pelos usuários enquanto aguardavam atendimento no acolhimento, e uma ação realizada no turno da tarde na comunidade de Rio das Pedras. A promoção e Prevenção de Saúde, como em todos os anos, faz com que tenhamos um aumento da incidência de homens que procuram auxílio na unidade de saúde, não só pelo temor ao Câncer de Próstata mas por outras patologias de morbidade frequente como a hipertensão arterial e diabetes Mellitus. Esta ação foi promovidas pelas equipes açucena e Mandacaru, com a adesão dos agentes de saúde da unidade.






DIA MUNDIAL DO DIABETES
 
 
Você já dosou sua glicemia? Com este questionamento promovemos uma ação de promoção em saúde na Vila Darcy em Rio das Pedras no dia mundial do diabetes. É sabido que há muitos usuários que são diabéticos e só procuram ajuda médica em uma unidade de saúde quando já está em estágio avançado. E o objetivo da Saúde da Família é promover o diagnóstico situacional, evitando suas co-morbidades. Esta ação teve a participação dos doutorandos da Unigranrio sob a supervisão da Professora Eliane Cabral, médica da equipe Mandacaru. Esta ação foi realizada no dia 14 de novembro promovida pela equipe Mandacaru e seus Agentes de Saúde - Damy Alves, Suenia Barbosa, Kathleen Nascimento, Ricardo Fernandes.

















 

OUTUBRO ROSA - NOVEMBRO AZUL
NO DIA 11 DE NOVEMBRO A CF Otto Alves de Carvalho promoveu dois eventos de promoção em Saúde. Pela manhã houve uma ação de orientação quanto ao diabetes Mellitus realizada na Academia carioca da Unidade, e expandida aos usuários presentes com coleta de glicemia capilar e orientação de prevenção da mesma. A ação foi promovida na pessoa do Enfermeiro Domingos Brito, com auxílio de técnicos de Enfermagem da Unidade, com o Professor Renato Nascimento. No centro de culturas e Idéias da Unidade houve outra ação direcionada ao Câncer de Próstata e Câncer de Mama. A mesma promovida pela Equipe Mandacaru - Drª Eliane Cabral e seus Agentes de saúde viabilização de orientações explicativas quanto aos dois temas, além de atendimento paralelo para solicitação de mamografias e PSA - TOTAL ( Antígeno prostático) para os usuários presentes









 

sábado, 16 de novembro de 2013

19 DE NOVEMBRO DIA 
INTERNACIONAL DO HOMEM





No dia 19 de novembro, foi celebrado em todo o mundo o Dia Internacional do Homem. A data tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte e do sul, Europa, África e Ásia. “Os principais objetivos do Dia Internacional do Homem são: conscientizar e melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), bem como o seu bem estar social, emocional, físico e espiritual”, explica Eduardo Chakora, coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com Eduardo Chakora, as ações buscam ainda melhorar a relação e promover a igualdade entre gêneros; destacar modelos masculinos positivos de homens no seu cotidiano; comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio-ambiente; e destacar discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito.
Os eventos mundiais relacionados a esta data são celebrados com seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates e mostras de arte, de forma a destacar as experiências masculinas na sociedade. Neste dia, os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação, saúde, família, direito, mídia, entre outras.
A Clinica da Família Otto Alves de Carvalho, Convida toda a população para celebrarmos esta data. Acontecerá uma caminhada no dia 19/11/2013 que sairá da nossa Clinica até a Rua do Amparo, no bar Do senhor Augustino. Lá faremos orientação nutricional com o pessoal do NASF, Orientações com o pessoal da Saúde Bucal, Camelô educativos e presença de Médicos, Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Acadêmicos de medicina, para orientarmos os homens sobres a questão do autocuidado.  

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

14 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL EM COMBATE AO DIABETES 



O diabetes, doença que hoje atinge mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo, e no Brasil, já são cerca de 13,4 milhões de pessoas com diabetes. Conforme o calendário do ministério da Saúde para a realizações de eventos para conscientizar a população quando os cuidados com esta doença tão Silenciosa,  a CFOAC realizou nesta segunda feira 11/11/2013 Junto a Academia Carioca onde foram realizados palestras educativas, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientação alimentar. 


















quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dia 20 de Novembro é comemorado o dia da Consciência Negra

Dia 20 de Novembro é comemorado o dia da Consciência Negra






Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista.Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.




Dia 15 de Novembro dia da Proclamação da Republica

Dia 15 de Novembro dia da Proclamação da Republica






O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações em que visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.

Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão de obra escrava.

Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agroexportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentação política pode ser ainda explicada com as consequências de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dos grandes proprietários de terra.

O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas ideias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.

Quero Viver mais 2000 anos - Discriminação

Quero Viver mais 2000 anos - Discriminação







Esse Vídeo foi produzido pela  Rede Bairros do Mundo RJ , hoje o grupo não se reuni mais, pois perdemos o financiamento do projeto pelo fato do Brasil ser um dos países de primeiro mundo, mais sempre estamos em contato com os outros grupos e participando das discussões por e-mail o Bairros do Mundo também acontece nos países e bairros de periferias: Bolívia, Colômbia, França, Espanha, Marrocos, Mali e Senegal. Era um projeto de pesquisa - ação com finalidade de mostrar a realidade dos bairros aqui representado ( Maré e Rio das Pedras). Todo ano tem uma pesquisa que é lançado na rede para que todos trabalham o mesmo tema em seus bairros e depois nos encontramos para mostrar o resultado do trabalho. Se quiserem conhecer mais de uma olhada nesse site. ACS Jéssica Andrade fez parte dessa animação.
http://www.quartiersdumonde.org/

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,214,729 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
41.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.