domingo, 31 de março de 2013
A Páscoa é considerada como a data oficial para saborear barras e mais barras de chocolate, um doce saboroso e rico em açúcar, gordura e lactose. O apelo para o consumo de ovos de chocolate pode levar ao exagero, o que é prejudicial à saúde.
O nutricionista Felipe Rizzetto, do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, explica que o consumo exagerado do produto pode provocar excesso de peso e outros distúrbios relacionados, como aumento da glicemia. Também há risco de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. “A grande quantidade de gordura pode provocar diarreia. As crianças merecem cuidados redobrados. Para elas, o consumo de chocolate deve ser controlado, principalmente no primeiro ano de vida, devido ao alto teor de açúcar e gordura”, diz Felipe. Ele aconselha o consumo máximo de 40 gramas de chocolate ao dia, caso a pessoa seja uma chocólatra e não resista a um pedaço do doce. E dá uma dica para os pais: um ovo de 300 gramas deve ser dividido em oito partes. A criança que ganhou de presente deve consumir uma parte por dia. “Acima desta quantidade, há risco à saúde”, garante Rizzetto.
Algumas pessoas optam por comprar os chocolates diet pensando em evitar calorias, mas, na verdade, os produtos dietéticos podem ser até mais calóricos que o chocolate normal, pois o teor de gordura é maior. “A indicação deste produto é para pessoas que têm restrições alimentares, como as portadoras de diabetes que fazem controle ou substituição de açúcar, e não para pessoas com restrição calórica”, afirma o nutricionista.
Mas o chocolate também possui benefícios. O doce tem ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva, e se consumido em quantidades moderadas pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL). O chocolate também é rico em flavonóides com propriedades antioxidantes, as mesmas encontradas no vinho tinto. Consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, o produto age como antioxidante e protetor do sistema cardiovascular. Também é considerado um antidepressivo natural, evita os sintomas da tensão pré menstrual (TPM) e é um estimulante energético.
TIPOS DE CHOCOLATE
Amargo - Possui maior quantidade e massa da fruta de cacau, o que dá um sabor amargo ao produto. Em sua composição entra pouco açúcar e nada de leite. Uma barra de 30 gramas fornece 150 calorias.
Ao leite - É o tipo mais tradicional. A receita inclui licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. O consumo de 30 gramas equivale a 159 calorias.
Branco - Uma mistura de açúcar, leite, manteiga de cacau e lecitina. Nesta receita não entra o fruto ou semente de cacau, por isso a cor branca. Possui o maior teor de gordura e açúcar. São 164 calorias em 30 gramas.
Maria Vitória/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde
Pesquisadores brasileiros desenvolvem pomada contra o HPV
Uma pomada para a cura das verrugas genitais, um dos sintomas mais desconfortáveis do HPV – o papiloma vírus humano – acaba de ser desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A pomada curou 100% dos pacientes submetidos ao tratamento da doença, no Hospital Universitário da Ufal.
- O registro da patente já está em andamento no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), e nos EUA, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através da Chamada Pública Pro-Inova, de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
A novidade foi desenvolvida utilizando o extrato de um vegetal comum na flora do litoral brasileiro – o barbatimão. Segundo o professor Luiz Carlos Caetano, do Instituto de Química e Biotecnologia da universidade, os pesquisadores encontraram a solução para o tratamento do HPV na Zona da Mata de Alagoas.
“A pomada feita com o extrato das cascas do barbatimão mais comum na nossa região, deu o resultado mais eficaz no tratamento dos pacientes. Suas cascas têm coloração mais avermelhada do que as da planta encontrada na região Sudeste, por exemplo, e foi por ela que seguimos nossos estudos. Vale lembrar que as cascas do barbatimão são uma das mais comercializadas em feiras do mercado fitoterápico de Maceió, sendo utilizadas pela população como agente cicatrizante e anti-inflamatório”, acrescentou.
Durante cinco anos, 46 pacientes diagnosticados com alguns dos mais de 200 tipos do papiloma vírus foram acompanhados no hospital universitário. Todos eles passaram por um tratamento de dois meses, utilizando a pomada duas vezes por dia. O produto foi cedido aos voluntários pela equipe da pesquisa, financiada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (NIT/Propep) da universidade.
Há cerca de 15 anos desenvolvendo pesquisas químicas e biotecnológicas relacionadas ao barbatimão, o professor Luiz Carlos trabalhou na pesquisa em conjunto com o agrônomo Pedro Accioly, professor do Centro de Ciências Agrárias, e o biólogo Zenaldo Porfírio, docente do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, e revela que não imaginava alcançar o desenvolvimento de um produto de aplicação direta na área da saúde.
A parceria com o médico e professor Manoel Álvaro também auxiliou para a descoberta do medicamento. A substância de origem vegetal age na desidratação das células infectadas, que secam, descamam e desaparecem. “Quando o produto chegar ao mercado será um divisor de águas, porque vamos oferecer um tratamento sem efeito colateral e que já nos abre os caminhos para as pesquisas em pacientes de risco, no combate ao câncer de colo do útero. Esse é o próximo passo”, explicou Álvaro.
“Nós investimos em pesquisa e queremos o retorno para reinvestir em outros estudos científicos que beneficiam a população. Agora, estamos buscando parcerias com grandes laboratórios para comercializar o produto”, disse a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal, Sílvia Uchôa, ressaltando a satisfação do NIT em acreditar no potencial dos professores da instituição. Fonte: Portal Brasil
CF realiza Semana da Mulher
Se engana quem pensa que o dia da mulher é apenas o dia 08 de março... Pelo menos para as mulheres da comunidade do Rio das Pedras, essa homenagem durou alguns dias. Em comemoração ao data festiva, elas foram presenteadas com duas semanas totalmente dedicadas para elas. A equipe da CF Otto Alves de Carvalho promoveu a Semana da Mulher durante o período de 08 a 22 de março. Durante este periodo, foi oferecido em maior proporção as mulheres da comunidade Rio das Pedras palestras, grupos, eventos e atividades físicas.
Os colaboradores da nossa clínica se dedicaram com total atenção para proporcionar momentos únicos as nossas pacientes. O ponto alto da programação foi o SPA Otto Alves de Carvalho, grupo realizado pela equipe Cordel, onde as mulheres receberam massagens, make up, entre outras coisas que elas adoram. Por fim queremos deixar registrado aqui no nosso blog as imagens desses dias tão festivos e parabenizar e agradecer a todos que se esforçaram para realizar esta ação em prática. Parabéns!
sábado, 30 de março de 2013
Pacientes com doenças crônicas devem vacinarem contra a gripe
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano, lançada esta semana pelo Ministério da Saúde, tem uma novidade para pessoas com doenças crônicas: a vacinação será realizada diretamente em postos de saúde. Antes, era necessário que o paciente se dirigisse aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Para tanto, os profissionais de saúde devem orientar e efetuar a prescrição médica, a ser apresentada no ato da vacinação.
A campanha será realizada entre os dias 15 e 26 de abril, com o “dia D” da vacinação marcado para o dia 20. A doença acontece durante todo o ano. Entretanto é durante o inverno que sua transmissão é acelerada. “A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis. Além da vacina, medidas como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes de gripe e proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis podem reduzir os riscos de contrair a doença”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Procedimento - Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, definidos no quadro abaixo, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, esses pacientes devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir ter o documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.
Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.
domingo, 24 de março de 2013
Sintomas de tuberculose devem ser tratados o mais rápido possível
Desde 2003, o Ministério da Saúde elegeu a tuberculose como um dos problemas prioritários a ser combatidos pela saúde pública. Inclusive, ela faz parte das metas do milênio, com o objetivo de, até 2015, erradicar os óbitos causados pela doença. Entre as ações para eliminar a tuberculose do país está à ampliação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), tanto em questões de orçamento quanto na mobilização da sociedade, informando as pessoas sobre os sintomas e tratamentos da enfermidade.
Em 2011, os resultado dos esforços começou a aparecer. O número de casos de tuberculose caiu 3,54%: foram 71.790 (2010) contra 69.245 (2011). No período de 10 anos, a taxa de incidência da doença caiu 15,9% e a de mortalidade teve redução ainda maior: 23,4%. Os investimentos do Governo Federal em ações de controle da doença aumentaram 14 vezes nos últimos nove anos. Em 2002, os recursos destinados ao programa foram de US$ 5,2 milhões, aumentando para US$ 74 milhões em 2011.
Neste 24 de março, data em que é celebrada o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, o Ministério da Saúdereforça a campanha. Então fique ligado: tosse por mais de três dias – acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso ou dor no peito, são indícios de que você pode estar com tuberculose. Então, procure o mais rápido possível à unidade de saúde mais próxima, para começar o tratamento.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficaz. Durante os dez primeiros dias de tratamento, os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, e em alguns casos o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.
A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, ao respirar, tossir ou falar. O doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Para evitar a contaminação de outras pessoas o doente deve evitar ambientes fechados e mal ventilados, que favorecem a transmissão da doença.
Histórico – Segundo algumas evidências, a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. Foram encontrados esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 a.C.) e, mais recentemente, uma múmia pré-colombiana no Peru com sinais da doença. Várias tentativas de tratamento foram feitas, desde a ingestão de preparados exóticos até a utilização de sangrias e a indução de vômitos. Alguns pacientes eram proibidos até mesmo de falar ou rir e ficavam deitados sem poder se movimentar.
Em 1882, o famoso bacteriologista alemão Robert Koch identificou o agente causador da enfermidade, a bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor. Em 1908, os cientistas Albert Calmette e Camille Guérin conseguiram isolar uma cepa do bacilo da tuberculose para produzir culturas vivas atenuadas a serem usadas como vacina. A cepa recebeu o nome de Bacilo Calmette-Guérin, de onde surgiu o nome “BCG”. Foi aplicada pela primeira vez em crianças em 1921.
No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Nesses países encontram-se 80% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade.
Vale ressaltar que somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.
Ilana Paiva / Blog da Saúde