sábado, 30 de março de 2013

Pacientes com doenças crônicas devem vacinarem contra a gripe


Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano, lançada esta semana pelo Ministério da Saúde, tem uma novidade para pessoas com doenças crônicas: a vacinação será realizada diretamente em postos de saúde. Antes, era necessário que o paciente se dirigisse aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Para tanto, os profissionais de saúde devem orientar e efetuar a prescrição médica, a ser apresentada no ato da vacinação.
A campanha será realizada entre os dias 15 e 26 de abril, com o “dia D” da vacinação marcado para o dia 20. A doença acontece durante todo o ano. Entretanto é durante o inverno que sua transmissão é acelerada. “A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis. Além da vacina, medidas como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes de gripe e proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis podem reduzir os riscos de contrair a doença”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Procedimento - Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, definidos no quadro abaixo, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, esses pacientes devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir ter o documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.
Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.








Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.