segunda-feira, 28 de outubro de 2013
29 de outubro
Dia Nacional e Mundial da Psoríase
A PSORÍASE é uma dermatose inflamatória resultante de um desequilíbrio epidérmico. É caracterizada pela proliferação exagerada e diferenciação anormal dos queratinócitos (células da epiderme responsáveis pela queratina - proteína fibrosa, principal componente das unhas, do cabelo, da camada exterior da pele), e também por um funcionamento anormal do sistema imunológico. É uma doença cutânea crônica que se caracteriza por eritema, escamas prateadas e forte prurido nas zonas afetadas (especialmente cotovelos, joelhos, couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés). Segundo especialistas trata-se de uma dermatose de causas multifatoriais, implicando inclusive os mecanismos patogênicos hereditários e ambientais. A prevalência da psoríase, na Europa, é de 1,5% a 2% da população, nos Estados Unidos é de 0,5% a 1,5%. A doença é rara em negros, índios e amarelos e não existe entre esquimós. A psoríase desenvolve-se com maior frequência entre 20 a 40 anos. Entretanto, a doença é considerada mais grave quando surge em crianças.
A instabilidade emocional é um fator importante que pode desencadear processos inflamatórios característicos da psoríase, em pessoas com uma certa predisposição genética para a doença. Fala-se em componente genético porque cerca de 30% das pessoas que têm psoríase têm também familiares com a mesma doença. Entre os fatores desencadeantes da doença encontram-se as infecções com bactérias e vírus, o stress, o alcoolismo entre outros.
O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, pode variar desde a simples aplicação de medicação tópica até tratamentos mais complexos. A resposta ao tratamento também varia muito de paciente para paciente e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o stress vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento. Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.
domingo, 27 de outubro de 2013
OUTUBRO ROSA
A prevenção é a melhor arma contra o câncer de mama. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clínico junto ao médico uma vez por ano. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida.
Não esqueçam! A campanha de preventivo continua na Clínica da Família Otto Alves de Carvalho. De terça a sexta (29/10/2013 a 01/11/2013).
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
FESTA DAS CRIANÇAS NA CF OTTO ALVES DE CARVALHO
Ocorreu no dia 15 de outubro na CF Otto Alves de Carvalho, promovida pela equipe MANDACARU. Algodão doce, brigadeiro, docinho de leite, pipoca, bala, e muita cor fizeram parte desta festa. As crianças usaram a criatividade para realização de tintas guache. E no final foi distribuídos bolos e doces... O mais importante disto foi o sorriso e o brilho nos olhos de todos os nossos pequeninos usuários presentes.- com Coordenadoria De Saúde, Daniel Soranz, Fabricio Nunes, Pet Peti Medeiros, Damy Alves.