segunda-feira, 28 de outubro de 2013

29 de outubro 
 Dia Nacional e Mundial da Psoríase

A PSORÍASE é uma dermatose inflamatória resultante de um desequilíbrio epidérmico. É caracterizada pela proliferação exagerada e diferenciação anormal dos queratinócitos (células da epiderme responsáveis pela queratina - proteína fibrosa, principal componente das unhas, do cabelo, da camada exterior da pele), e também por um funcionamento anormal do sistema imunológico. É uma doença cutânea crônica que se caracteriza por eritema, escamas prateadas e forte prurido nas zonas afetadas (especialmente cotovelos, joelhos, couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés). Segundo especialistas trata-se de uma dermatose de causas multifatoriais, implicando inclusive os mecanismos patogênicos hereditários e ambientais. A prevalência da psoríase, na Europa, é de 1,5% a 2% da população, nos Estados Unidos é de 0,5% a 1,5%. A doença é rara em negros, índios e amarelos e não existe entre esquimós. A psoríase desenvolve-se com maior frequência entre  20 a 40 anos. Entretanto, a doença é considerada mais grave quando surge em crianças.
A instabilidade emocional é um fator importante que pode desencadear processos inflamatórios característicos da psoríase, em pessoas com uma certa predisposição genética para a doença. Fala-se em componente genético porque cerca de 30% das pessoas que têm psoríase têm também familiares com a mesma doença. Entre os fatores desencadeantes da doença encontram-se as infecções com bactérias e vírus, o stress, o alcoolismo entre outros. 
O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, pode variar desde a simples aplicação de medicação tópica até tratamentos mais complexos. A resposta ao tratamento também varia muito de paciente para paciente e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o stress vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento. Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas. 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.