domingo, 5 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA EM RIO DAS PEDRAS!


Prezadas usuárias da Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, 


é com imenso prazer que viemos convidá-las ao mês de conscientização sobre a Saúde da Mulher! Foi dado início ao mês "outubro rosa". 

Trata-se de um movimento popular internacional, cuja representação simboliza a união dos povos pela saúde feminina. Neste contexto, a principal luta deste mês é contra o câncer de mama, que se configura como a segunda maior causa de morte entre mulheres.

Dessa forma, a cor rosa simboliza um alerta às mulheres para que façam o autoexame das mamas e, a partir dos 50 anos, o exame de mamografia, buscando reduzir os riscos que são provenientes desta faixa etária.  

Por essa razão, para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a Prefeitura do Rio de Janeiro promoveu no dia 04 de outubro o início da campanha para conscientização das mulheres por meio de ações em todas as suas unidades de Atenção Primária.

Mediante a isto, todos os dias, principalmente neste mês, nossa unidade está de portas abertas a acolher as mulheres de Rio das Pedras para realização do exame clínico das mamas, coleta de exame citopatológico (papanicolau/preventivo), solicitação de mamografia via SISREG tanto para as mulheres na faixa etária de 50 anos como para aquelas que, apesar de estarem abaixo desta idade, o profissional avaliar dentro dos critérios para serem encaminhadas a realizar o exame.

Seguem as orientações para realização do exame preventivo:

- O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico. Deve-se aguardar 5 dias após o término da menstruação para passar pelo exame!

- A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta, por essa razão recomenda-se "jejum sexual" por dois dias antes da coleta do exame!

É importante esclarecer, para aquelas que tem essa dúvida, que os enfermeiro são completamente habilitados e capacitados tanto a realizar a consulta da mulher como a coletar do material para o exame. Portanto, não precisa estranhar quando for este o profissional direcionado para o seu atendimento!

Então, vamos lá, pessoal! Mulheres e Homens, repassem este convite a todas as mulheres que conhecem em Rio das Pedras!

A Clínica da Família Otto Alves de Carvalho funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 20h, e sábado, de 8h às 12h!

E para aquelas que não moram em Rio das Pedras???
Como já foi dito no início deste convite, essa não é uma prática exclusiva da nossa Clínica. TODAS as unidades de Atenção Primária (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família) do Rio de Janeiro estão abraçando esta causa! Portanto, espalhem a notícia do outubro rosa! Certamente essas mulheres tem uma unidade de saúde próxima à casa delas onde podem e devem saber mais e participar!



Atenciosamente,
Areta Peixoto Vellasques
Gerente Técnica da Clínica da Família Otto Alves de Carvalho


Visita dos membros da Coordenação da Área de Planejamento 4.0 em apoio ao outubro rosa em Rio das Pedras.

Toda equipe da Clínica da Família Otto Alves de Carvalho convidam as mulheres de Rio das Pedras para o mês do outubro rosa!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.