CF OTTO ALVES DE CARVALHO

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22753-053 | ☎ Telefone: (21) 3415-5020
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Monique Silva da Silva Pinheiro | CNES 2288370 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 30 de julho de 2013

Agosto: Mês dos Pais.

Agosto: Mês dos Pais.

Mês de Valorização da Paternidade
Paternidade e Diversidade
Comemorado em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade busca sensibilizar a sociedade para a importância da participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em 2013, o tema Paternidade e Diversidade propõe a reflexão sobre os diferentes modelos de pais – e paternidades – presentes nas famílias contemporâneas: pais adolescentes, idosos, casados, separados, solteiros, que  assumem de diferentes formas sua função de pai.  E, ao mesmo tempo, protagonizam papéis sociais tradicionalmente ocupados pelas mulheres.

sábado, 27 de julho de 2013

27 de Julho dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

27 de Julho dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

DIA DO PEDIATRA - HOMENAGEM AOS PEDIATRAS INSERIDOS NA ESF NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA.

DIA DO PEDIATRA - HOMENAGEM AOS PEDIATRAS INSERIDOS NA ESF NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA.

DIA 27 DE JULHO COMEMORAMOS O DIA DO PEDIATRA. E A CADA DIA TEMOS MAIS PEDIATRAS INSERIDOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. ENTÃO TEMOS AÍ: DR ELIANE CABRAL À FRENTE DA EQUIPE MANDACARU E DR SÍLVIA À FRENTE DA EQUIPE CAATINGA INSERIDAS NA ESTRATÉGIA E CUIDANDO DAS CRIANÇAS DE RIO DAS PEDRAS- na CF Otto Alves de Carvalho.
E PARA LEMBRAR, DIVULGAMOS O JURAMENTO DO PEDIATRA:

Eu, pediatra, prometo que farei pela Criança que me é...
confiada o que faria pelo filho de minha carne. E assim, minha consciência de nada me acusará. E poderei dormir o sono dos justos. Assim prometo.

Eu, pediatra, prometo que manterei a liberdade de chorar quando, malgrado todos os esforços - Ciência, Arte e Amor - a morte levar aquele que não foi possível salvar. Assim prometo.

Eu, pediatra, prometo que, diante da Criança, minhas lágrimas rolarão sempre, sob a forma de risos, pela boca. Assim prometo.

Eu, pediatra, prometo dedicar o maior respeito e consideração, caridade e compreensão à mãe da Criança que me for confiada para ensiná-la, carinhosamente, a melhor compreender e a melhor proteger seu filho. Assim prometo.

Eu, pediatra, prometo que tudo farei para evitar que a Criança adoeça. E doente, tudo farei para evitar sua hospitalização. E hospitalizada, tudo farei para devolvê-la, o mais rapidamente possível, ao convívio da família. Assim prometo.

Eu, pediatra, prometo cercar meu trabalho do maior rigor científico, contribuir para o progresso da Pediatria, lutar contra a mortalidade infantil, para assim engrandecer o meu país. Assim prometo.

Eu, pediatra, prometo espargir ternura em minha volta. E que meu beijo será terno. E que meu aperto de mão será amigo. Assim prometo.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos.

1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos.



Galera participem, lembre-se juntos fazemos  melhor, Temos sempre que lutar pelos nossos direitos.





Vídeo Gentileza

Vídeo Gentileza





Vídeo feito pelos Adolescentes e jovens do Rap da Saúde, o vídeo Gentileza  fala sobre discriminação.


                                      É comum confundirmos discriminação e preconceito?
No dicionário Aurélio, a definição de preconceito é ideia preconcebida. Na segunda acepção é suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões.
Já discriminação é ato ou efeito de discriminar. Tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc.
            Analisando, então, podemos deduzir que o preconceito pode permanecer só no aspecto interno. Sem que tenha uma correspondência na prática. Pode não se materializar nas ações.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

DIA DO AMIGO!

DIA DO AMIGO!


 Dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo. E uma das formas mais saudosistas de lembrar esta data, é lembrar a festa natalina realizada pelos agentes de saúde, médicos e enfermeiros, enfim todos os colaboradores da clínica da Família Otto Alves de Carvalho. Saudades do que passaram pelo nosso caminho, mas que continuam de uma forma ou de outra em nossas vida... Faltam muitos nesta foto... Então: Feliz Dia do Amigo!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 16 de julho de 2013

PROMOVENDO A SAÚDE INFANTIL...

PROMOVENDO A SAÚDE INFANTIL...


INICIAMOS OS CUIDADOS AINDA NO PRÉ-NATAL. AO NASCER É IMPORTANTE A SINALIZAÇÃO DOS PRIMEIROS CUIDADOS, NELE INCLUINDO O TESTE DO PEZINHO; SEJA EM DOMICÍLIO OU NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA. E ESTE CUIDADO SE EXTENDE NOS GRUPOS DE SAÚDE INFANTIL, QUE SÃO REALIZADOS QUINZENALMENTE NA CLÍNICA DA FAMÍLIA OTTO ALVES DE CARVALHO.




















segunda-feira, 15 de julho de 2013

15 DE JULHO DIA DO HOMEM

15 DE JULHO DIA DO HOMEM




No dia 15 de Julho, comemora-se o Dia do Homem no Brasil. Já em outros países, a data firmada para tal solenização é 19 de novembro, dia que marca o início da data comemorativa, criada em 1999, por Dr. Jerome teelucksingh, em Trinidad e Tobago. Hoje, em caráter internacional, é celebrada na Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Moldávia, Haiti, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Hungria, Canadá, China e Reino Unido.
A criação da data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família.
Desde o início da celebração, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa e, através de sua representante, Sra. Ingeborg Breines, diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz, afirma que “é uma excelente ideia e que daria um certo equilíbrio de gênero”.
O artigo 1° da Declaração Universal de Direitos Humanos relata: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”


O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental.

domingo, 14 de julho de 2013

SEMANA DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

SEMANA DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

Em 05 de agosto será realizada a 1 Oficina de Aleitamento Materno. Em 2013 o tema da Semana Mundial da Amamentação o Aconselhamento. É uma maneira especial de nós profissionais de saúde estarmos mais perto das mãe que amamentam apoiando e aconselhando outras mães a incentivar e estimular o aleitamento materno.
Há vinte anos, entre os dias 1 e 7 de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação.
São sete dias de intensas atividades em todos os cantos do globo, promovendo a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais. Mesmo assim, muitas pessoas ainda desconhecem esse evento e até mesmo a sua importância para apoiar e proteger a saúde materno-infantil em toda sua integralidade.
 
Outros movimentos, não menos importantes, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, para a prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente, estão à frente quando o assunto é visibilidade comercial e publicitária em relação à SMAM.
O “Outubro Rosa” iniciou nos Estados Unidos em 1990, na cidade de Nova Iorque, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da corrida pela cura do câncer de mama. Em 1997, oficialmente se iniciou o já tão conhecido “Outubro Rosa”, tendo aprovação do Congresso Americano e copiado em todo o globo para a mobilização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde então as cidades são enfeitadas com laços rosa e até mesmo alguns monumentos mundialmente conhecidos são iluminados com a cor símbolo.
 
No mesmo contexto, novembro passou a ser o mês azul, para incentivar a prevenção do câncer de próstata e o controle do diabetes. Também iniciado nos Estados Unidos, em celebração ao dia mundial de combate à doença, 17 de novembro, por lá chamado de “Movember”, designado da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november. Essa iniciativa, entende-se, é de extrema importância tendo em vista os mais de 50 mil casos dessa doença só no Brasil, com estimativa de crescimento para 62 mil em 2013. Hoje é a segunda causa de morte entre os homens, tendo como maior causa a mudança de hábitos.
Não menos importante, mas talvez com menor propaganda, a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, a amamentação, e o seu produto padrão ouro de qualidade, o leite humano, merecem não só sete dias de promoção, proteção e apoio, mas um mês inteiro e também uma cor que esteja à altura de sua relevância.
Trinta dias, para a celebração da promoção, proteção e apoio, e uma cor toda especial, que já percorre todo o mundo com o seu laço simbólico, o dourado.
 
O “Agosto Dourado”, mês que já é símbolo da luta de muitos pelo incentivo à amamentação, e o dourado, confirmando o seu padrão ouro de qualidade.
Acreditamos que o “Agosto Dourado”, poderá conferir maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que vivemos.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

10 de julho - Dia da Saúde Ocular

10 de julho - Dia da Saúde Ocular




No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Sendo um dos sentidos mais importantes, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas. 
 Embora a realização de exames preventivos regularmente não seja um habito muito cultivado, muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem, o que pode prejudicar sua situação, podendo levar até mesmo à cegueira. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Mais de 75% poderiam ser evitados ou curados. Daí, a importância dos exames preventivos, já que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais. A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. Exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão. 

Cuidar da visão deve ser um hábito observado desde muito cedo. Doenças como hipermetropia,  miopia,  estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento. A partir da adolescência e até os 40 anos, o cuidado deve ser intensificado. Além de algumas disfunções comuns, é importante destacar que cerca de sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador. Estima-se, ainda, que este número vem aumentando em um milhão a cada ano. Indicações médicas alertam que, para cada 40 minutos do uso do computador, deve-se dar um descanso de 10 minutos para os olhos. O monitor do computador deve permanecer a 50 ou 60 cm de distância e um pouco abaixo da linha dos olhos. Alguns sintomas da presença de problemas, decorrentes do uso incorreto do computador, são olhos secos, vermelhos e irritados, dores de cabeça, dores nas costas e no pescoço e dificuldade de focalização. 


Vídeo sobre Violência no Namoro.

Vídeo sobre Violência no Namoro.




Vídeo feito pelos Adolescentes e Jovens do Rap da Saúde

A vida é como ela é? As coisas são como elas são?


Violência no namoro: são poucos os jovens que apresentam queixa

Estudo mostra que os jovens estão mais sensibilizados para a violência no namoro, mas ainda apenas nove por cento das vítimas apresentam queixa às autoridades


Os jovens estão mais sensibilizados para a violência no namoro, mas ainda são poucos os que procuram ajuda e apenas nove por cento das vítimas apresentam queixa às autoridades, disse à Lusa a investigadora Sónia Caridade.

“Constituindo a violência no namoro uma experiência pessoal caracterizada por sentimentos de vergonha, embaraço, a grande maioria dos jovens não procura ajuda”, adiantou a autora de um estudo sobre este tema.

O medo de serem culpabilizados, de que o segredo não seja preservado, que os adultos os pressionem para terminar a relação, acharem que não vão ser ajudados, temerem punições parentais (muitas relações são proibidas pelos pais), faz com que os jovens não contem o que estão a passar.

Amigos são os principais confidentes
Os seus “principais confidentes” costumam ser os amigos, mas, na grande maioria, “não reúnem condições” para dar o “devido apoio”, ou porque também estão envolvidos em relações abusivas ou porque “legitimam um conjunto de crenças perpetuadoras do fenómeno”, explicou a investigadora da Universidade do Minho, que falava à Lusa a propósito do Dia dos Namorados.

Para despertar os jovens para esta problemática, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem realizado campanhas que alertam para a importância de valorizar todos os atos de violência, comportamentos puníveis criminalmente.

“É fundamental investir na aproximação a estes jovens para os sensibilizar e promover neles uma postura de maior pró-acção quando estas situações lhe chegam”, disse Manuela Santos, da APAV.

A decisão de um jovem apresentar queixa ou expor esta experiência a um agente de autoridade “não é fácil de tomar”, preferindo dirigir-se a uma instituição de apoio. “A APAV recebe alguns pedidos de ajuda de jovens que partilham connosco as suas experiências de vitimação e nos pedem apoio e encaminhamento sobre o que podem fazer do ponto de vista legal”, contou Manuela Santos, adiantando que essas solicitações têm vindo a crescer.

Para a investigadora Susana Lucas, do Instituto Piaget, as campanhas de prevenção têm contribuído para “mudar o paradigma” da violência no namoro ser “uma coisa encoberta e mostrar às pessoas que não estão sozinhas”. “Felizmente já começa a existir alguma procura [por parte dos jovens] das autoridades e das associações de apoio à vítima que depois os encaminha para os trâmites legais”, disse Susana Lucas, adiantando que os maus-tratos começam por volta dos 13 anos.

O estudo nacional sobre a prevalência da violência do namoro envolveu 4.667 jovens com idades entre os 13 e os 29 anos, dos quais 25,4% relataram ter sido vítimas de, pelo menos, um acto abusivo no último ano e 30,6% admitiu ter sido agressor. Em termos de vitimação, os comportamentos emocionalmente abusivos lideram (19,5%), seguindo-se os fisicamente abusivos (13.4%) e a violência física severa (7,6%).

A legitimação da violência surge “mais elevada” entre os participantes mais novos, com menor formação e rapazes, que são educados para “serem mais fortes, emocionalmente pouco expressivos, competitivos e dominadores face às suas parceiras”. Uma “cultura de prevenção”, que envolva a promoção de relacionamentos saudáveis, a consciencialização dos jovens e modificação de comportamentos violentos é, para Sónia Caridade, a melhor forma de combater este fenómeno. Para isso, defendeu, terá de haver uma “articulação concertada” entre os jovens, entidades e agentes educativos (pais, professores, funcionários), os pares e a comunidade.

Campanha de Preventivo na Clinica da Família Otto Alves de Carvalho.

Campanha de Preventivo na Clinica da Família Otto Alves de Carvalho.



























Dia 15 de Junho de 2013 aconteceu a Campanha de Preventivo na Clinica da Família Otto Alves de Carvalho em Rio das Pedras em parceria com a Associação de Moradores com atividades para as crianças e CAP 4.0, o Grupo de Adolescente e Jovens Consciente na Pista fez o camelô educativo junto com os Adolescentes e Jovens do RAP da Saúde - polo Rocinha.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Roda de Conversa com o Tema: Ficar, Pegar e Namorar com Adolescentes.

Roda de Conversa com o Tema: Ficar, Pegar e Namorar com Adolescentes.












 
Roda de conversa com os Adolescentes da Clinica da Família Otto Alves de Carvalho - RP no dia 11/06 com o tema: Ficar, Pegar e Namorar, fizemos uma roda para discutir esse tema pois, dia 12/06 é dia dos namorados, entregamos os kits que continha Camisinha feminina, Camisinha masculina, Gel lubrificante e Cartões postais, utilizamos o video Violência no namoro para abrir a discussão, fizemos dinâmica de apresentação, foi realizado em parceria ao RAP da Saúde e Conexão G.

 
 
 
 

Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,214,729 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
41.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Aqui tem
Certificado Internacional de Febre Amarela
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família
Equipe
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.