sexta-feira, 30 de março de 2012
Hoje gostaríamos de parabenizar o médico de família Dr. Raimundo, integrante da equipe Juazeiro. Dr. Raimundo bastante querido entre todos os profissionais da clínica deve comemorar o aniversário rodeado de familiares e amigos mais próximos. A CF Otto Alves de Carvalho deseja muitas felicidades para você. Parabéns!
Fim dos fumódromos é fundamental para reduzir casos de câncer no País
A decisão do Senado Federal de proibir o fumo em ambientes fechados será fundamental na luta para reduzir o número de casos de câncer no País. A avaliação foi feita pelo diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Luis Antônio Santini. De acordo com o Instituto, mais de 500 mil casos da doença devem ser registrados no Brasil em 2012. Por isso, Santini reforça a importância da determinação dos parlamentares:” Essa é a medida de prevenção mais importante tomada nos últimos tempos em relação ao câncer de pulmão e a todos os cânceres de tabaco relacionados como por exemplo, o câncer de laringe, o câncer de bexiga.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também apoia a iniciativa do Senado Federal de restringir o uso do tabaco no País.” Subir a carga tributária do cigarro e garantir a política de preço mínimo pode combater fortemente o consumo do tabaco, reduzir o número de pessoas que fumam. Nós achamos que pode, inclusive, ser um alvo importante para os jovens que passam a fumar. Nós queremos que reduza a arrecadação porque nós queremos que cada vez menos pessoas fumem”, explica Padilha.
Em 2010, o Ministério da Saúde investiu 28 milhões de reais para aprimorar o tratamento do tabagismo oferecido pelo SUS. Este ano, o valor deve chegar a 46 milhões de reais.
Fonte: Blog da Saúde/Reprodução
quinta-feira, 29 de março de 2012
Farmacêuticas na CF Otto Alves de Carvalho
Patrícia Pimenta, Karla Candreva e Juliana Vieira
Quem esteve visitando a CF Otto Alves de Carvalho hoje, foram as farmacêuticas Juliana Vieira e Patrícia Pimenta, ambas responsáveis pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica Regional da CAP 4.0.
Durante a ocasião foram acompanhadas pela nossa farmacêutica Karla Candreva e visitaram a farmácia da clínica, como também a sala de coleta. Juliana ressaltou que essas visitas nas unidades são de grande importância, pois sempre possibilita uma troca de informações junto dos profissionais da clínica. Muito bom!
Caatinga recebe Drª Ana Ramon
A equipe de saúde da família Caatinga na CF Otto Alves de Carvalho está bem feliz. O motivo?! A chegada da medica de família, a Drª Ana Ramon, que estava “emprestada” na CF JAT da comunidade Gardênia Azul. Drª Ana que é super competente já chegou reunindo com a enfermeira Talita, toda a equipe para juntos organizarem suas atividades e afins. A CF Otto Alves de Carvalho deseja boas vindas para Ana Ramon.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Combata a Gengivite antes de ela Começar
A gengivite é um estágio inicial da doença gengival e consiste na inflamação dos tecidos da gengiva ao redor dos dentes. Se não for tratada, pode progredir para a periodontite, que é uma das grandes causas de perda de dentes em adultos. A gengivite muitas vezes é indolor e, com isso, a pessoa não se dá conta do problema. Para preveni-la, vá regularmente ao dentista, escove os dentes duas vezes ao dia e bocheche com antisséptico bucal para controlar a formação de placa.
Causas da Gengivite
Uma das principais causas da gengivite é a placa, que é uma massa de bactérias que se acumula ao redor dos dentes quando eles não são escovados regularmente, levando à criação de toxinas que atacam os dentes e a gengiva.
Sinais da Gengivite
Os primeiros sinais são vermelhidão ou sangramento na gengiva. Se for esse seu caso, vá ao dentista.
Recomendações para a Prevenção da Gengivite
A primeira coisa a ser feita para evitar a gengivite é remover a placa bacteriana dos dentes e, para isso, siga a seguinte rotina de saúde bucal:
1º – Escove os dentes duas vezes por dia com escova elétrica.
2º – Use pasta de dente com flúor, que é um agente extremamente eficaz no combate ao ataque ácido da placa que se acumula nos dentes ao longo do dia.
3º – Bocheche com antisséptico bucal para atingir aqueles locais mais difíceis onde as bactérias da placa podem esconder-se.
4º – Termine a rotina passando fio dental entre os dentes.
5º – Faça consultas periódicas ao dentista para uma avaliação geral e para esclarecer eventuais dúvidas ou preocupações.
Fonte: Oral B/Reprodução
Parabéns para Ana Paula Improta
Quem completou mais uma primavera hoje foi a técnica de enfermagem Ana Paula Improta. Ela, que é integrante da equipe Jangada, passou o dia em compensação junto de familiares para comemorar a data festiva. A CF Otto Alves de Carvalho deseja muitas felicidades para você. Parabéns!
segunda-feira, 26 de março de 2012
Informações sobre Diabetes e Hipertensão
Foi realizado na CF Otto Alves de Carvalho um grupo de hipertensos e diabéticos sob a batuta da equipe Maria Bonita. A Drª. Paula Prates e o enfermeiro José Roberto orientaram as pessoas, realizaram o monitoramento da P.A. e de glicemia, como também falaram sobre a adesão ao tratamento.
Os profissionais ressaltaram que o objetivo do grupo basicamente é propiciar aos pacientes e seus familiares conhecimentos necessários para evitar possíveis complicações.
Prevenindo os usuários
Pegando carona no Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose, que aconteceu no último sábado (24), a administrativa Cláudia Moraes fez uma rápida distribuição de livretos com mensagens educativas para os usuários que aguardavam atendimento na CF Otto Alves de Carvalho. Instantaneamente todos ficaram bastante interessados em saber de informações sobre essa doença.
Para quem não sabe as sucessivas campanhas realizadas pelas autoridades competentes têm feito a taxa de mortalidade pela tuberculose diminuir progressivamente desde 1990. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil reduziu de 73.673 para 70.601 o número de novos diagnósticos de tuberculose entre 2008 e 2010. A expectativa é de que nos próximos cinco anos o país deixe de figurar na lista das nações que respondem por 80% dos casos da enfermidade. A melhor forma de prevenção é divulgar e informar.
Bate papo descontraído com os ACS's
O nosso gerente técnico Wimerson Domingues realizou um bate papo descontraído com os ACS’s (agentes comunitários de saúde) da CF Otto Alves de Carvalho.
Na ocasião Wimerson esclareceu várias duvidas das equipes, e aproveitou a oportunidade para apresentar normas de atendimento aos usuários visando sempre melhorar o atendimento ao público.
Sucesso do grupo infantil Mandacaru
O grupo infantil coordenado pela médica da família Drª. Eliane Cabral e a enfermeira Gimaela Costa, está fazendo um grande sucesso entre os usuários cadastrados pela equipe Mandacaru. Os pais levam seus filhos e aproveitam a oportunidade para tirarem dúvidas frequentes sobre cuidados que devem ter com os filhos, prevenção de doenças típicas de crianças, entre diversos outros assuntos. Ao final todos se deliciam com um saboroso e nutritivo lanche de frutas.
domingo, 25 de março de 2012
CF Otto Alves de Carvalho na mídia!
Quase dois meses depois, a inauguração da Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, ainda está na boca do povo. Prova disso é a matéria publicada na revista Barra Legal, publicação voltada para toda a região da Barra da Tijuca, Recreio, São Conrado e Jacarepaguá, com novidades, informações e serviço público. A matéria que ocupou toda uma página mostrou algumas fotos da solenidade de abertura da nossa clínica, acompanhada de um breve texto. Muito bom!
Quem quiser conferir a matéria é só clicar aqui.
sábado, 24 de março de 2012
Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose na CF Otto Alves de Carvalho
Hoje foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose e na CF Otto Alves de Carvalho não poderia deixar de ser diferente. Toda a equipe se mobilizou para promover, prevenir e esclarecer dúvidas da população no decorrer da manhã nas dependências da clínica e também na rua. Uma personagem criada pelo administrativo e também ator Petrúcio Medeiros, batizada de “dona Maria” liderava o grupo pelas ruas da comunidade do Rio das Pedras. O coordenador da CAP 4.0, o Dr. Leonardo El-Warrak, compareceu na unidade e aprovou a ação feita pela equipe. Confira as imagens.
Mais seis polos de combate à dengue são implantados no Rio
Para minimizar o avanço da dengue na cidade, a Prefeitura do Rio implantou mais seis polos de combate à doença, que começaram a funcionar nesta sexta-feira, dia 16. Com isso, o número de unidades com a mesma finalidade chega a 30, dez deles funcionando 24 horas por dia, em todas as regiões da cidade.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, estiveram no polo de dengue da Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no bairro São Francisco Xavier, que foi inaugurado ontem junto a outros cinco locais exclusivos para o atendimento dos casos suspeitos da doença.
- O que a prefeitura faz hoje é aquilo que é sua responsabilidade: chegar ao número de 30 polos de atendimento, além das unidades de saúde, sendo 10 deles com funcionamento 24 horas. Isso é para que ninguém morra por uma doença tão estúpida quanto a dengue. As pessoas têm que ficar atentas e, tendo algum tipo de sintoma, devem se dirigir a esses polos imediatamente – disse Paes, que também fez um alerta à população:
- Precisamos de atenção porque 2/3 das pessoas pegam dengue dentro de casa. Continuamos pedindo a colaboração da população para fazer a prevenção e olhar na sua casa para evitar que se forme o criadouro do mosquito.
Além da Policlínica Piquet Carneiro, os novos polos de dengue são no Quartel dos Bombeiros do Méier; Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca; Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco, em Bangu; Policlínica Carlos Alberto Nascimento, em Campo Grande; e Clínica da Família Lourenço de Mello, em Paciência.
Entre os novos polos, o da São Francisco Xavier, o do Méier e o do Hospital Municipal Lourenço Jorge vão funcionar 24 horas por dia. Os outros atenderão das 8h às 20h. Três dos 24 que já estavam em funcionamento passam a atender o dia inteiro: o do Centro Municipal de Saúde Professor Massao Goto, em Sulacap; o do Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande; e o da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz.
O secretário Hans Dohmann explicou como a Prefeitura do Rio vem atuando para combater o mosquito Aedes aegypti e a doença:
- Estamos oferecendo serviços na medida em que a demanda vem aumentando. O período de maior número de casos é, principalmente, nos meses de abril e maio. É quando precisamos ter disponível para a população a estrutura máxima que foi planejada desde agosto do ano passado. Apesar do enorme número de casos na cidade, a gente vem trabalhando certamente com a menor mortalidade da história da dengue no Rio de Janeiro. Estamos nos esforçando para manter essa conquista e chegar no início de junho, quando começa o período de queda do número de casos, com um resultado positivo no sentido de diminuir o número de mortes na cidade.
Desde novembro de 2011, os polos de hidratação já realizaram 40.577 atendimentos em toda a cidade, sendo 6.711 hidratações venosas e 388 internações. Os locais são exclusivos para casos suspeitos de dengue. Os profissionais de saúde realizam consultas, avaliações, exames, medicação, acompanhamento e hidratação dos pacientes, quando necessário.
Confira a relação dos polos de dengue na cidade:
1) Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz - Av. Henrique Valadares, 151 – Centro
2) Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau - Jr.Av. do Exército, 1 – São Cristóvão
3) Policlínica Piquet Carneiro - 24 horas - Avenida Marechal Rondon, 381 - São Francisco Xavier
4) Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto - Rua Tenreiro Aranha, s/nº – Copacabana
5) Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza - Estrada da Gávea, s/nº – Rocinha
6) Centro Municipal de Saúde Maria Augusta EstrellaRua Visconde de Santa Isabel, 56 – Vila Isabel
7) Policlínica Hélio Pellegrino - Rua do Matoso, 96 – Praça da Bandeira
8) Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso - Avenida Nossa Senhora da Penha, 42 – Penha
9) Clínica da Família Assis Valente - Estrada das Canárias com Av. Crispin, Praça s/nº – Galeão
10) Policlínica Rodolpho Rocco - Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho
11) Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira - Avenida Marechal Rondon s/nº com Rua Antunes Garcia - Sampaio
12) Clínica da Família Marcos Valadão - Av. Pastor Martin Luther King, 10.976, Acari
13) Policlínica Carmela Dutra - Avenida dos Italianos, 480 – Rocha Miranda
14) Hospital Municipal Lourenço Jorge – 24 horas - Avenida Ayrton Senna, 2000 - Barra da Tijuca
15) Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho - Rua Guiomar Novaes, 133 – Recreio dos Bandeirantes
16) Policlínica Newton Bethlem - Rua Barão, 259 – Praça Seca
17) Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco - Praça Cecília Pedro, nº 60 – Bangu
18) Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho - Avenida Ribeiro Dantas, 571 – Bangu
19) Posto de Saúde Professor Masao Goto - 24 horas - Avenida Carlos Pontes, s/nº - Jardim Sulacap
20) Policlínica Carlos Alberto Nascimento - Praça Major Vieira de Melo – Comari
21) Centro Municipal de Saúde Belizário Penna - 24 horas - Rua Franklin, 29 – Campo Grande
22) Clínica da Família Lourenço de Mello - Rua Coronel Tito Porto Carrero, s/nº - Paciência
23) Posto de Saúde Dr.Alvimar de Carvalho - Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba
24) Policlínica Lincoln de Freitas Filho - 24 horas - Rua Álvaro Alberto, 601 – Santa Cruz
25) Clínica da Família Valéria Gomes Esteves - Rua Vitória Régia, 4 – Sepetiba
26) Hospital Municipal Souza Aguiar - 24 horas - Praça da República, 111 - Centro
27) Hospital Municipal Rocha Maia - 24 horas - Rua General Severiano, 91 - Botafogo
28) Hospital Municipal Paulino Werneck - 24 horas - Estrada da Cacuia, 745 - Ilha do Governador
29) Hospital Municipal Francisco da Silva Telles - 24 horas - Avenida Ubirajara, 25 – Irajá
30) Corpo de Bombeiros do Méier – 24 24 horas – Rua Aristides Caire, 56 - Méier
Fonte: Jornal do Brasil/Reprodução