segunda-feira, 19 de março de 2012

Crianças que praticam natação são mais ativas?


Pesquisa surgiu a partir de um estudo realizado na década de 80, indicando que crianças praticantes de natação infantil trabalham mais as conexões cerebrais e produzem mais estímulos. Nova pesquisa vai acompanhar cerca de 10 mil crianças.

Comparar o desenvolvimento de crianças praticantes ou não de natação infantil com foco em comportamento é o objetivo da Early Years Swimming, um projeto liderado pela professora Robyn Jorgensen da Griffith University, conceituada instituição de ensino da Austrália. Pela primeira vez na história da natação infantil brasileira, uma pesquisa de grande importância internacional tem patrocínio oficial de uma instituição brasileira, o INATI – Instituto Nacional de Natação.

Rafaele Mardomo, diretor do INATI e do Congresso Brasileiro de Natação Infantil, comenta que não há no mercado um estudo científico, com base de dados reais e atualizados. “Muitos professores de natação infantil notam em suas aulas um intenso desenvolvimento neurológico nas crianças, que normalmente são consideradas espertas, confiantes e sociáveis.
Porém, dizer que esse desenvolvimento é resultado da natação infantil acaba sendo apenas um palpite, pois não há nenhum estudo que comprove que realmente essas crianças são mais desenvolvidas das que não praticam a atividade”, afirma. Segundo Mardomo, a “Early Years Swimming traz uma oportunidade de reconhecimento e credibilidade aos profissionais e à própria natação infantil”.

Praticantes de Natação Infantil são mais ativos

A pesquisa surgiu a partir de um estudo realizado na década de 80, indicando que crianças praticantes de natação infantil trabalham mais as conexões cerebrais e produzem mais estímulos. E como consequência são mais ativas. A nova pesquisa vai acompanhar cerca de 10 mil crianças de 45 escolas australianas que serão avaliadas com testes eletrônicos e presenciais, realizados pelos pesquisadores do projeto. No fim de março, acaba a primeira etapa da pesquisa, que se baseia em uma coleta de dados.


Fonte: Portal da Educação Física/Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.