quinta-feira, 12 de julho de 2012

Evite problemas nas unhas dos pés após a corrida


Já teve algum problema nas unhas depois de correr? Saiba o que fazer para mantê-las saudáveis.

Já sentiu incômodo nas unhas dos pés depois de terminar alguma prova? Ou pior: já as viu ficarem escuras ou mesmo descolarem? Pode ser que não lhe tenha acontecido, mas muitos corredores já foram acometidos por esse problema chato e até constrangedor. Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto e manter as os seus pés sadios, entrevistamos a Dra. Anelise Ghideti, que é médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Há várias causas para as doenças que aparecem nas unhas, mas para os corredores, o maior algoz dos pés é o trauma sofrido pela repetição do movimento das passadas. "Entre os atletas de corrida, a incidência de problemas nas unhas dos pés (onicólise) é maior devido ao trauma repetitivo delas no tênis, podendo levar ao seu descolamento simples ou à formação de um hematoma subungueal (debaixo da unha) e, por consequência, a queda", explica a Dra Anelise. Isso pode ainda agravar o quadro, como analisa a especialista: "Além disso, o fato das unhas já estarem descoladas facilita a entrada de fungos que causam a micose".

A maior incidência dos hematomas ou quedas das unhas acontece quando o atleta corre provas de maiores distâncias, em que o atrito com o tênis acontece por maior tempo. Isso também é influenciado diretamente pelo tipo de calçado, anatomia dos pés e o tipo de pisada que o corredor tem. "Para minimizar o trauma, o atleta deve estar com as unhas curtas, escolher um calçado confortável e adequado para o formato dos seus pés e para a sua maneira de pisar", orienta a especialista. Ela também sugere outras formas de minimizar o atrito: "Podem ser usados também alguns produtos que auxiliam na diminuição do impacto do calçado nas unhas como as dedeiras de silicone, as de gel polímero ou ainda as de malha revestidas com gel".

A escolha do tênis é fundamental para manter as unhas sadias - na edição deste mês da Revista O2 você encontra 31 modelos para todos os pés e pisadas - e para tanto, é preciso saber qual o seu "tipo de pé". Mas independentemente do calçado e da anatomia, a regra fundamental para evitar qualquer problema é manter distância entre as unhas e o tênis, como adverte a Dra. Anelise: "O calçado mais apropriado é aquele que se encaixa adequadamente ao pé. A parte onde ficam os dedos deve ser larga o suficiente e deve haver cerca de um centímetro de espaço entre o final do dedo mais longo e o tênis".

Agora que você já sabe como manter suas unhas sempre sadias, bote pra correr!

Fonte: Portal da Educação Física/Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.