Rio - O número de casos de dengue registrado este ano no município do Rio já é 58% maior que o ocorrido no mesmo período de 2011. Dados divulgados ontem pela Secretaria Municipal de Saúde somam 2.625 notificações de 1º de janeiro até o dia 4 de fevereiro de 2012. Em janeiro do ano passado, foram 1.658 doentes.
Nove pessoas pegaram este ano o tipo 4 da dengue no Estado. São moradores das áreas de Madureira, na Zona Norte; Bangu e Realengo, na Zona Oeste; Nova Iguaçu, na Baixada; e Niterói, na Região Metropolitana. Não há registro de mortes. Em todo o Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 4.681 casos de janeiro até 4 de fevereiro.
Superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio, Márcio Garcia afirma que o aumento de casos já era esperado. “Talvez tenhamos este ano epidemia maior que a de 2002, que registrou 145 mil casos, e de 2008, com 125 mil. Há predominância do tipo 1 e a possibilidade real de o tipo 4 se propagar. Por isso estamos intensificando todas as ações de combate e prevenção”, afirmou.
Garcia destacou que a variação tipo 4 não é mais grave clinicamente que os outros tipos (1, 2 e 3). “O risco maior é que mesmo quem já teve dengue antes está vulnerável: pode pegar o tipo 4, que nunca circulou antes”, explica.
Para conter o avanço da dengue, agentes de saúde da prefeitura fazem prevenção, que inclui eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, visitas domiciliares, ações educativas com moradores e uso de fumacê, que percorre vários bairros semanalmente.
Este ano, 29.869 criadouros de mosquitos foram eliminados durante 166.382 visitas de inspeção. Madureira e adjacências, Bangu, Realengo e Campo Grande concentram mais casos da doença.
Fonte: O Dia Online
0 comentários:
Postar um comentário