terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como limpar a caixa d’água


Quem se preocupa em manter a casa sempre limpa, não deve se esquecer de limpar também a caixa d'água, afinal, é dela que vem a água que utilizamos para higiene pessoal e tarefas como cozinhar e limpar. Embora, existam empresas especializadas em realizar esse serviço, o processo é simples. Veja, passo a passo, como você pode limpar sua caixa d'água.

Acessórios necessários para a limpeza da caixa d'água

Para a limpeza da caixa d'água, você vai precisar de:

  • Luvas de borracha
  • Botas de borracha
  • Uma escova de cerdas macias de náilon
  • Água sanitária ou cloro
  • Baldes e panos limpos


Primeiro organize e agende o dia da limpeza da caixa d'água, avise os moradores que durante algumas horas não poderão utilizar a água da casa.

Para evitar escorregões e acidentes, utilize botas e luvas de borracha, verifique se não há fios elétricos próximos à caixa d'água e use uma escada segura.

Confira se existem rachaduras e infiltrações na estrutura da caixa d'água. Em caso positivo, o problema deverá ser sanado imediatamente para evitar contaminações na água.

Feche o registro para que não entre mais água na caixa, ou amarre a boia. Abra as torneiras da casa e dê descargas no vaso sanitário, fazendo com que quase toda a caixa se esvazie. Deixe um palmo ou 15 cm de água para lhe auxiliar na limpeza.

Quando a caixa tiver essa quantidade de água, tampe a saída de água com um pano limpo, fazendo com o pano uma espécie de rolha, para evitar que a água suja escoe sujando a tubulação.

Utilize uma escova de cerdas macias de náilon para esfregar toda a área interna da caixa d'água, não aplique produtos como sabões ou detergentes, nem use escovas de cerdas duras e vassouras.

Retire a água resultante da limpeza com baldes ou panos, até que a caixa fique apenas úmida. Se julgar que a caixa d'água ainda não ficou totalmente limpa, repita o processo de limpeza.

Abra o registro novamente ou solte a boia e deixe a caixa encher até que a água atinja, novamente, aproximadamente 15 cm de altura.

Para desinfetar

Chegou a hora de desinfetar o reservatório. Para isso, você precisará de água sanitária na proporção de 1 litro para 1.000 litros de água e cloro na proporção de 2 litros para 1.000 litros de água.

Esparrame o produto por toda a extensão da caixa d'água. Deixe-a terminar de encher normalmente e não abra as torneiras durante 2 horas.

É importante avisar a todos os moradores da casa sobre a limpeza para que não consumam a água acidentalmente. Para não desperdiçar essa água, você pode usá-la para lavar áreas e calçadas.

Passadas duas horas, abra todas as torneiras e dê descarga para que a solução desinfetante escoe, agindo também na tubulação que leva a água até as torneiras. Feito isso, para conservar a caixa limpa, assegure que ela fique bem vedada, sem espaço para entrada de micro-organismos, insetos e pragas que possam contaminar a água.

Empresas fornecedoras de água recomendam que a limpeza da caixa d'água seja efetuada no mínimo uma vez ao ano e, no máximo, semestralmente.

Fonte: Brasilit/Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.