sábado, 11 de fevereiro de 2012

Doe Sangue Neste Carnaval


Com a chegada do Carnaval, os estoques dos hemocentros do País caem, em média, 25%. Muitas pessoas viajam deixando de doar sangue justamente num período em que a demanda por transfusões, por causa das vítimas de acidentes de trânsito ou de violências, cresce muito. De acordo com o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, a situação é ainda mais preocupante nesse período de verão. Ele faz um apelo para que a população não deixe de doar sangue antes do Carnaval.

“No verão as pessoas entram em férias, vão viajar. Existe uma diminuição significativa, maior que 25%, do número de doadores durante essa época. Culmina com o Carnaval em que existe um pico de consumo por causa da violência, dos acidentes, do uso de álcool, essa coisa toda”, explica o coordenador Guilherme Genovez.  

Ele lembra que para doar sangue é preciso que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, entre 16 e 68 anos e não esteja tomando medicamentos. Também é importante que o doador leve um documento de identidade com foto e evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Genovez pede que as pessoas que já são doadoras e que estão em tempo de doação que vão ao hemocentro para fazer sua doação. Para as pessoas que ainda não doaram, ele explica o medo já não justifica mais a não doar. “Então, eu conclamo a todas as pessoas a fazer esse gesto de relevância para a sociedade”, afirma.

Faixa etária- O Ministério da Saúde, em junho do ano passado, ampliou a faixa etária de doadores de sangue, permitindo que jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos até completar 68 anos possam doar sangue. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoa com idade entre 18 e 65 anos. As faixas etárias que foram incluídas representam cerca de 14 milhões de brasileiros e a expectativa do governo federal com a mudança é ampliar o volume de sangue coletado no país. A decisão de ampliar o público que pode doar sangue no país está relacionada também com a tendência de crescimento da expectativa de vida da população brasileira.

Fonte: Amanda Mendes/Ministério da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.