quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Saúde do Homem


A partir de que idade os homens devem começar a procurar o posto de saúde para fazer o exame de próstata? Qual exame é feito? E como posso captar esses homens para realizar o exame de próstata?

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos, entretanto, somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização destes exames.

Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.

Concluindo, homem assintomático com idade a partir dos 50 anos deve, junto com seu médico, decidir se realizará algum exame buscando a identificação de Câncer de Próstata.

Por este motivo não há consenso quanto à necessidade de se fazer busca ativa para todo homem com idade superior a 50 anos, visando exclusivamente a prevenção do Câncer de Próstata. No entanto, todo homem nesta idade deve ser orientado a manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico, com o objetivo de melhoria da saúde em geral.

Fonte: Biblioteca Virtual da Saúde/Reprodução

Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Engenheiro Souza Filho, s/ n° - Rio das Pedras

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3415-5020

Tecnologia do Blogger.